NOSSOS PROJETOS
Falando para o Mundo
FALANDO PARA O MUNDO – Curso de Inglês, integrar o programa Juventude e Cidadania realizado pela Fundação CECOSNE, Busca capacitar pessoas com idade a partir dos 18 anos, em língua inglesa, possibilitando maiores chances de acesso no mundo do trabalho, tendo em vista sua inclusão e redução das desigualdades.
Projeto atualmente ativo

O mundo através das mãos
O MUNDO ATRAVÉS DAS MÃOS É UM CURSO DE LIBRAS, com objetivo de Capacitar pessoas a partir dos 18 anos, que tenham contato direto com pessoas Surdas, através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e formação da cultura surda, tendo em vista a inclusão e redução das desigualdades.
Projeto atualmente ativo

Além das tesouras
O projeto Além das Tesouras tem como objetivo a capacitação pessoas maiores de 18 anos de idade, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, residentes nas comunidades da cidade do Recife e Região Metropolitana, para atuarem como cabelereiras e/ou designers de sobrancelhas em salões de beleza, bem como, para atuarem de forma autônoma como meio de geração e ampliação da renda. Viabilizando as condições para a profissionalização e preparação para o mercado de trabalho, contribuindo direta e indiretamente com a redução das desigualdades.
Projeto atualmente ativo

Através dos Sinais
O O Projeto Através dos Sinais foi criado, tendo como objetivo viabilizar conteúdos informativos sobre o Novo Coronavírus. Nesse período, foram elaborados quatro vídeos bilíngues, isto é, em Língua Brasileira de Sinais – Libras e Língua Portuguesa, contendo explicações e orientações referente a prevenção de possível contágio e disseminação da COVID-19. Esses vídeos foram divulgados por meio das plataformas e mídias sociais.
“Este projeto não se encontra ativo no momento, por conta da Pandemia de COVID-19, em breve retomaremos”

Meu lugar no mundo
O Projeto Meu Lugar no Mundo: Projeto de Vida para jovens surdos é uma iniciativa interinstitucional promovida pela Faculdade FAFIRE e Fundação CECOSNE, instituições ligadas ao Grupo Doroteias que atentas às necessidades e desafios da comunidade surda, de modo particular de jovens com idade entre 16 e 29 anos, visou proporcionar orientação pessoal e profissional, para 14 jovens, tendo em vista, a vulnerabilidade no que se diz respeito a oportunidades e reconhecimento social da pessoa Surda, promovendo assim, entre os meses de setembro e dezembro de 2020, direcionamento para a construção do projeto de vida através do acompanhamento pessoal, colaborando no reconhecimento de suas capacidades pessoais e profissionais.

Conectando mundos
O Projeto Conectando Mundos foi realizado em parceria com a COPERFORTE em 2019, atendendo a Comunidade Surda, disponibilizando o curso profissionalizante de Montagem e Manutenção de Computadores voltado exclusivamente para os jovens Surdos. O curso teve como objetivo capacitar 24 jovens Surdos em situação de vulnerabilidade social em Recife e Região Metropolitana, com a faixa etária entre 16 e 29 anos, com vistas a incluí-los/as no mundo do trabalho. Ao longo de sua execução, o projeto promoveu a habilitação técnica e o protagonismo da identidade Surda sobre o processo de construção efetiva do projeto de vida, dentro do contexto social em que vivem, para que assim, os jovens também sejam sujeitos de direitos atuantes na realidade social, de forma mais engajada lutando pela visibilidade e garantia de direitos.
“Este projeto não se encontra ativo no momento, por conta da Pandemia de COVID-19, em breve retomaremos“

Grupo de Estudo: Culturas, identidades, juventudes Surdas
O projeto é uma iniciativa interinstitucional promovida pela Fundação CECOSNE e Faculdade FAFIRE, instituições ligadas ao Grupo Doroteias. O proposito é de possibilitar uma formação em “culturas e identidades Surdas”, para os/as colaboradoras, Gestores, professores/as educadores/as da Fundação Cecosne e também para os/as alunos de psicologia, da disciplina de Orientação Profissional oferecida pela FAFIRE, vinculados ao projeto Conectanto Mundos colaborar com formação continuada, de pessoas ouvinte e surda vinculada aos curso e projetos da FAFIRE e CECOSNE.
Hoje o Grupo de estudo: culturas, identidades, juventudes Surdas, foi ampliado com o propósito de colaborar com formação continuada, de pessoas ouvinte e surda vinculada aos curso e projetos da FAFIRE e CECOSNE.
Projeto atualmente ativo

O mundo em imagens
A Fundação CECOSNE por meio do Projeto Design Gráfico no Meu Caminho objetiva a formação de adolescentes, jovens e adultos, com idade entre 16 e 29 anos, residentes nas comunidades da cidade do Recife e Região Metropolitana, especialmente, nas comunidades circunvizinhas a Fundação, oportunizando a qualificação profissional para o mercado de trabalho e para a construção dos seus projetos de vida, a partir do interesse de enveredar pela área do design gráfico e tecnologia.
“Este projeto não se encontra ativo no momento, por conta da Pandemia de COVID-19, em breve retomaremos“
