Brincando com Letras e Números

Durante 47 anos a Fundação CECOSNE oferece atividades de acompanhamento pedagógico, desenvolvidas através dos diversos projetos executados pela Instituição. Percebe-se que a procura por um trabalho específico que vise atender a necessidade de ir ao encontro das dificuldades de aprendizagem vem crescendo em decorrência da COVID-19, ao ponto de algumas crianças e adolescentes, por decisão dos seus responsáveis, não participarem das atividades socioeducativas para dedicarem todo o tempo livre empenhando-se em recuperar a defasagem escolar. A procura se expressa na forma de “reforço escolar” limitando-se ao exercício das tarefas de casa. Considerando a situação de vulnerabilidade das famílias, muitas crianças não são apoiadas nestas atividades por ausência dos adultos ou até mesmo por falta de habilidade dos cuidadores. Identificando as lacunas formativas das crianças e adolescentes e de seus responsáveis, a Fundação CECOSNE visa colaborar com a família e escola propondo um acompanhamento pedagógico que ultrapassa o fazer “atividades” favorecendo o gosto e prazer de aprender brincando, dando sentido e significado para vida.
A criança ou adolescente precisa ver sentido no que aprende na escola, os conteúdos devem fazer parte da sua vivência, do seu cotidiano, da sua realidade. Deve haver uma ligação entre o que a escola “dita” e a realidade do aluno. Segundo Paulo Freire (1990, p.8) “aprender a ler e escrever é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade. Portanto, objetiva-se com a realização desse projeto o acompanhamento pedagógico através de atividades lúdicas, esportivas e culturais, tendo em vista o desenvolvimento e aprendizagem dessas crianças e adolescentes de forma contextualizada, de modo que faça sentido para os mesmos ou que entendam que é o mesmo português e matemática utilizam em seu cotidiano.

Posso ajudar?
Pular para o conteúdo